Francisca Sandmann

Queen of Colors, here to color the world

Francisca Sandmann, nascida em Lisboa em 1998, iniciou o seu percurso artístico aos 15 anos, vendendo desenhos nas ruas do Chiado, inspirada pelas histórias do avô sobre os artistas de Montmartre. Com o dinheiro das vendas, financiou duas viagens de Interrail pela Europa para visitar museus, enquanto estudava Moda na Escola de Moda de Lisboa. Mais tarde, formou-se em Ciências da Comunicação (IADE) e em Pintura e Desenho no Ar.Co, tendo também formação em tatuagem e maquilhagem artística.

Ao longo de cinco séries de pintura, explorou temas como o autorretrato, o espaço doméstico, o espelho, a identidade cultural e, mais recentemente, a abstração e o movimento. Pintou cerca de 110 obras, das quais vendeu mais de 80, e realizou 21 exposições individuais em Lisboa, além de participações internacionais em Itália.

A sua abordagem artística é profundamente ligada ao corpo e ao ambiente. Começou a pintar no chão, depois sobre espelhos e, mais tarde, sobre o próprio rosto e corpo, trabalho que começou a desenvolver nas suas viagens pelo Japão e EUA.
Em 2024, aproximou-se da dança e do Body Painting, assumindo o corpo como principal ferramenta de expressão, também associado à moda, não deixando a pintura como objecto principal de criação


Filha de artistas – pai designer de moda, mãe pintora, irmão graffiter, Sandmann funde pintura, performance e moda num percurso marcado pela experimentação, cor e liberdade criativa.