Human Canvas
Human Canvas é um projeto que une pintura corporal, dança e fotografia, nascendo da afirmação: “os quadros têm personalidade.” Cada obra carrega uma identidade própria, uma presença que habita o espaço como um corpo vivo.
Até agora, esse corpo pictórico era silencioso e imóvel. Mas ganha vida quando a pintura se transfere para o corpo humano. O corpo pintado move-se, fala, respira — e, ao fazê-lo, dá voz física a todos os quadros estáticos da pintura tradicional. É aqui que se revela a alegoria da caverna: Human Canvas.
O corpo em movimento representa todos os outros corpos de trabalho — telas silenciosas que não se podem mover, mas que, mesmo assim, vivem no espaço. Vivem com uma presença tão intensa que o artista se questiona, e questiona o público: quem visita quem? Quem observa quem? Somos nós que olhamos os quadros, ou são eles que nos observam a nós?
O corpo de trabalho da artista é poderoso — cores vibrantes, telas numerosas que não apenas ocupam o espaço, mas dominam-no. E, ainda assim, é através do corpo humano que essa pintura ganha uma nova vida. Deixa de ser apenas matéria na tela para se tornar gesto, voz e emoção. Através do corpo, a pintura comunica. Torna-se uma extensão da artista.
É nesta comunicação que Sandmann mergulha: como será sentir-se pintado? Como será aproximar-se dos seus quadros da mesma forma que deseja conhecer cada ser humano que cruza o seu caminho? Falar com os seus quadros é, também, falar consigo mesma. É um mergulho interior. Um reencontro. Uma busca por compreensão.